O portfolio electrónico, também conhecido como e-portfolio ou portfolio digital, é um conjunto de provas electrónicas (ferramentas, incluindo processamento de texto, ficheiros electrónicos, como o Word e ficheiros PDF, imagens, multimédia, blogs e links Web etc.) colocado e gerido por um utilizador, usualmente online. Os e-portfolios permitem ao utilizador demonstrar as suas capacidades e também expressar as suas opiniões e questões pessoais, e, se o utilizador estiver on-line ele pode manter uma dinâmica permanente, gerindo o seu e-portfolio da forma mais adequada e conveniente. Algumas aplicações dos e-portfolios permitem vários graus de acesso, por isso o mesmo portefolio pode ser utilizado para diferentes situações ou propósitos.
Além dos materiais já referidos, um e-Portfolio inclui reflexões sobre o seu conteúdo e respectivo processo de aprendizagem e ligações entre os vários componentes. Os e-Portfolios podem ser diversos como as diferentes pessoas de uma comunidade. Num e-Portfolio, a pessoa escreve a sua própria história e é responsável pela sua publicação/distribuição.
O e-portfolio é a identidade de cada sujeito em transformação em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo da vida. É, portanto, uma ferramenta de apoio à mudança! O processo de criação de um e-Portfolio pode ser resumido nas seguintes acções: coleccionar, seleccionar, reflectir e relacionar.
Dossiê vs portefólio vs ePortefólio
Dossier ouDossiê é uma colecção de documentos ou um pequeno arquivo que contém papéis relativos a determinado assunto, processo, negócio, facto ou pessoa, podendo estar, ou não, organizados segundo item(ns). (www.wikipedia.org ).
Portefólio
É, também, uma colecção de documentos (que podem ser do mesmo tipo do dossier) que está organizada ao longo de uma linha temporal e reflectem uma aprendizagem ou um desenvolvimento de competências e/ou do conhecimento.
Distinção entre portefólio e dossier:
Portefólio
Dossier
Dá conta do percurso de aquisição de competências do autor.
Os trabalhos não representam o percurso do autor.
Os elementos a inserir são escolhidos em função das metas estipuladas.
Os elementos a inserir nem sempre são escolhidos em função das metas estipuladas.
Os elementos a inserir são escolhidos de acordo com critérios predeterminados e acordados entre os intervenientes.
O autor não conhece critérios de selecção ou, então, só os faz corresponder aos “melhores trabalhos”.
Os elementos a inserir representam as competências adquiridas pelo autor.
Os elementos a inserir não representam necessariamente as competências adquiridas pelo autor.
Os elementos são recolhidos de forma regular.
Os elementos são compilados de modo esporádico e não contínuo.
Os trabalhos contêm comentários dos intervenientes.
Os trabalhos, em geral, não contêm comentários dos intervenientes.
O autor faz reflexões e estabelece objectivos, desafios e estratégias.
O autor não faz reflexões nem estabelece objectivos, desafios ou estratégias.
Os elementos escolhidos são sempre datados.
Os trabalhos raramente são datados.
Há uma ligação entre os trabalhos.
Não há uma ligação entre os diferentes trabalhos.
É um documento de avaliação em constante reformulação.
É um arquivo morto.
O autor guarda o seu portefólio e é responsável por ele, podendo servir-se dele ao longo da sua vida.
O autor pode guardar o dossier que, rapidamente, menospreza e/ou esquece.
Um e-Portfolio:
Permite ao utilizador demonstrar não só as suas capacidades mas também expressar as suas opiniões e questões pessoais, dizendo assim muito mais sobre o próprio utilizador e atribuindo uma perspectiva mais Humana ao e-portfolio comparativamente ao portfolio tradicional
Evidencia o processo de aprendizagem e não apenas o resultado final, demonstrando assim os talentos do utilizador.
Demonstra uma iniciativa perante as novas tecnologias, mais especificamente as tecnologias de informação e comunicação.
Quando online tem duas grandes vantagens é mais dinâmico e encontra-se acessível a todos a partir de qualquer terminal com ligação à Internet.
Funciona como um showcase de projectos realizados.
Definição do conceito
O portfolio electrónico, também conhecido como e-portfolio ou portfolio digital, é um conjunto de provas electrónicas (ferramentas, incluindo processamento de texto, ficheiros electrónicos, como o Word e ficheiros PDF, imagens, multimédia, blogs e links Web etc.) colocado e gerido por um utilizador, usualmente online. Os e-portfolios permitem ao utilizador demonstrar as suas capacidades e também expressar as suas opiniões e questões pessoais, e, se o utilizador estiver on-line ele pode manter uma dinâmica permanente, gerindo o seu e-portfolio da forma mais adequada e conveniente. Algumas aplicações dos e-portfolios permitem vários graus de acesso, por isso o mesmo portefolio pode ser utilizado para diferentes situações ou propósitos.Além dos materiais já referidos, um e-Portfolio inclui reflexões sobre o seu conteúdo e respectivo processo de aprendizagem e ligações entre os vários componentes. Os e-Portfolios podem ser diversos como as diferentes pessoas de uma comunidade. Num e-Portfolio, a pessoa escreve a sua própria história e é responsável pela sua publicação/distribuição.
O e-portfolio é a identidade de cada sujeito em transformação em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo da vida. É, portanto, uma ferramenta de apoio à mudança!
O processo de criação de um e-Portfolio pode ser resumido nas seguintes acções: coleccionar, seleccionar, reflectir e relacionar.
Dossiê vs portefólio vs ePortefólio
Dossier ou Dossiê é uma colecção de documentos ou um pequeno arquivo que contém papéis relativos a determinado assunto, processo, negócio, facto ou pessoa, podendo estar, ou não, organizados segundo item(ns). (www.wikipedia.org ).
Portefólio
É, também, uma colecção de documentos (que podem ser do mesmo tipo do dossier) que está organizada ao longo de uma linha temporal e reflectem uma aprendizagem ou um desenvolvimento de competências e/ou do conhecimento.
Distinção entre portefólio e dossier:
Portefólio
Um e-Portfolio: